Edital

REGULAMENTO

PRIMEIRO CONCURSO LITERÁRIO DO ESCREVENDO FANTASIA

MULTIVERSOS – QUEBRANDO A HEGEMONIA NA LITERATURA ESPECULATIVA

I – APRESENTAÇÃO

1 – O concurso literário “Multiversos – Quebrando a Hegemonia na Literatura Especulativa” destina-se a pessoas escritoras brasileiras, residentes ou não no país. A proposta é reunir em uma coletânea contos que quebrem os padrões vigentes na literatura nacional e mundial. Queremos abrir espaço para representatividade na literatura, seja em protagonistas e outras personagens, na criação de mundos inspirados na cultura brasileira (ou em outras culturas pouco representadas) ou, ainda, em temáticas relacionadas a questões sociais, raciais, políticas, de gênero ou sexualidade.

 

II – INSCRIÇÃO

1 – A pessoa candidata poderá se inscrever com até dois contos.

2 – Os contos não podem ter sido publicados em qualquer revista, coletânea, antologia ou livro que exijam exclusividade de publicação. Publicações em sites, blogs, plataformas de leitura ou redes sociais não são consideradas para fins de exclusão.

3 – Para a coletânea, será escolhido apenas um conto de cada pessoa candidata.

4 – A inscrição será realizada online, por meio do email: escrevendofantasia@gmail.com

4.1 – No assunto do e-mail deverá constar “Inscrição para o concurso literário Multiversos”.

4.2 – O email deverá conter dois arquivos:

4.2.1 – O primeiro arquivo deverá ter formato .pdf  e ser nomeado com o título do conto e pseudônimo escolhido pela pessoa autora, a fim de garantir a idoneidade do processo de seleção. Deverá conter, em seu conteúdo, o título do conto e a assinatura apenas com pseudônimo da pessoa autora, sem qualquer outra identificação.

4.2.2 – O segundo arquivo também deverá ter o formato .pdf e ser nomeado com o título do conto e pseudônimo seguido pela palavra “dados”. Deverá conter, em seu conteúdo, as seguintes informações:

4.2.1 – Nome verdadeiro completo da pessoa autora

4.2.2 – Endereço

4.2.3 – Email de contato

4.2.4 – Breve biografia da pessoa autora

4.2.5 – Pseudônimo e nome do conto enviado.

5 – Os contos deverão ser formatados em Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm. O conto poderá ter, no máximo, 5 (cinco) mil palavras.

6 – Inscrições enviadas fora dos parâmetros estabelecidos nos itens 3 e 4 serão desclassificadas.

7 – Além do envio do conto, a pessoa candidata deverá curtir a página do Facebook do Escrevendo Fantasia.

8 – As inscrições serão efetuadas de 0h00 de 17 de agosto de 2015 até às 23h59 de 17 de novembro de 2015 21 de dezembro de 2015 (prazo prorrogado!), sendo considerado o horário de Brasília para fins de recebimento.

 

III – JULGAMENTO

1 – As obras inscritas serão avaliadas e julgadas individualmente pela organização do concurso.

2 – Os critérios de avaliação são:

2.1 – Pertinência ao tema: O conto deve permanecer dentro da temática proposta pelo concurso, qual seja, histórias e/ou personagens que quebrem o paradigma hegemônico presente na literatura especulativa, trabalhando representatividade sócio-cultural. O critério é eliminatório.

2.2 – Criatividade: O argumento inicial do conto deve apresentar originalidade e as temáticas não devem cair em clichês e chavões típicos do gênero. O critério é classificatório.

2.3 – Qualidade literária: O conto deve apresentar escolhas conscientes e domínio da pessoa autora sobre o gênero, a linguagem e a técnica literária. O critério é classificatório.

2.4 – Desenvolvimento: O conto deve apresentar desenvolvimento temático adequado, lógico e compreensível. O critério é classificatório.

2.5 – Coesão: O produto final deve apresentar coesão estrutural, fechamento do conflito. A coesão demonstra o domínio da estrutura proposta no gênero conto. O critério é classificatório.

3 – Cada critério será avaliado em pontuação de 0 a 100 pelas pessoas que compõem a organização do concurso.

4 – A organização, por regra, não se propõe a justificar ou tornar pública as avaliações realizadas.

5 – Após o resultado final do concurso, caso a pessoa proponente deseje a avaliação e revisão textual-literária, poderá entrar em contato com a organização para acordar em um valor para o serviço.

6 – Não serão aceitos recursos à avaliação.

 

IV – PREMIAÇÃO

1 – O Resultado do concurso será divulgado na data provável de 28 de fevereiro de 2016.

2 – A coletânea contará com até 12 (doze) contos das pessoas candidatas, até 1 (um) conto de autoria de pessoa convidada e dois contos da comissão de organização, totalizando 15 contos.

3 – Os contos selecionados conforme item anterior serão reunidos em uma coletânea em livro de formato eletrônico (e-book) a ser publicado em plataformas de comercialização e divulgação virtual.

4 – Os contos escolhidos serão premiados de acordo com sua classificação, recebendo os seguintes prêmios:

4.1 – Primeiro lugar: Uma bolsa no curso online “Oficina de Escrita Criativa” ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding; um livro de autora ou autor do Brasil, América Latina ou África, escolhido dentre lista fornecida pela organização do concurso.

4.2 – Segundo lugar: Três livros de autoras e autores do Brasil, América Latina ou África, escolhido dentre lista fornecida pela organização do concurso, após a escolha do primeiro colocado.

4.3 – Terceiro lugar: Dois livros de autoras e autores do Brasil, América Latina ou África, escolhido dentre lista fornecida pela organização do concurso, após a escolha da segunda pessoa colocada.

4.4 – Todas as pessoas escolhidas para compôr a coletânea terão direito a um exemplar eletrônico do livro.

5 – Os detalhes do curso podem ser acessados no site: http://www.escritacriativa.com.br

6 – A lista de livros para a premiação será divulgada na data da premiação.

7 – As pessoas vencedoras não receberão valores financeiros a título de direitos autorais em caso de comercialização do e-book.

8 – Não é exigida a exclusividade de publicação dos contos vencedores, podendo a pessoa autora utilizá-lo para outras coletâneas, publicações posteriores ou mesmo em redes sociais, blogs, sites e meios eletrônicos.

 

V – DISPOSIÇÕES GERAIS

1 – As inscrições para o CONCURSO MULTIVERSOS são gratuitas.

2 – Entende-se por conto uma narrativa ficcional curta.

3 – Entende-se por literatura especulativa narrativas que fogem do realismo, como fantasia clássica, ficção científica, fantasia contemporânea, horror, new weird, realismo mágico, steampunk, dentre outros.

4 – É vedada a participação de parentes em até segundo grau da organização, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

5 – Não serão aceitas inscrições de obras póstumas. Não serão aceitas coautorias.

6 – Nenhuma obra enviada será devolvida. Após o resultado final, os arquivos não escolhidos serão apagados.

7 – Caberá à pessoa candidata indicar, na inscrição, um e-mail válido.

8 – A organização não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail da pessoa candidata, tais como caixa de entrada cheia, programas anti spam ou servidor fora do ar.

9 – Pessoas autoras menores de 18 anos selecionadas para a publicação e/ou premiação apenas poderão ter seus contos publicados ou receber os prêmios com a autorização de pessoas responsáveis, que deverão preencher um termo de autorização fornecido pela organização.

10 – Após a realização da inscrição, é permitida a substituição do arquivo com o texto até o prazo máximo do término da inscrição. Será considerado apenas o último arquivo inscrito.

11 – Informações adicionais ou resolução de dúvidas sobre o CONCURSO MULTIVERSOS podem ser obtidas por meio do e-mail escrevendofantasia@gmail.com.

Anúncios

20 respostas para Edital

  1. Pingback: Lançamento do concurso literário “Multiversos – Quebrando a Hegemonia na Literatura Especulativa” | Escrevendo Fantasia

  2. Márcia Pereira Yosikawa disse:

    O conto deverá ser enviado em qual formato PDF ou WORD?

  3. Pingback: Sistemas místicos na literatura especulativa – formas, efeitos e quem usa | Escrevendo Fantasia

  4. isabel disse:

    Olá boa noite, gostei do concurso, quero muito participar!

  5. Francisco Silva disse:

    Boa noite. Eu queria mandar dois contos, posso mandar os dois juntos no mesmo e-mail, com um terceiro arquivo com os dados pedidos?

  6. Pingback: Concursos Literários « LUCABE

  7. OMG_LOVE_01 disse:

    Qual a idade mínima para inscrição?

  8. muito interesante parabens. aos idealizadores.

  9. Pingback: Ei! Prorrogamos o prazo do concurso Multiversos! =) | Escrevendo Fantasia

  10. Cleidimar França Lima disse:

    Enviar o conto no primeiro ou no segundo arquivo?

  11. Anny Mary Lewis disse:

    Boa noite!
    Li no regulamento que o concurso literário destina-se à escritores brasileiros.
    Sou Professora de Artes e Artista Plástica , mas não escritora.
    Gosto de ler e criar histórias.. Mas escritora de formação, eu não sou.

  12. Marlene disse:

    Olá, Bom dia!
    Para pessoas com menos de 18 anos o que deve conter a mais na inscrição? O tema é de livre escolha? Quem não quiser colocar pseudônimo poderá usar o nome civil? Na escrita do conto que tamanho de margens, espaçamento entre linhas, e qual será o tamanho da fonte e sua cor além de que fonte deve ser utilizada na construção do texto?

    • Bruno Vial disse:

      Olá Marlene.
      Pessoas com menos de 18 anos podem se inscrever normalmente. Apenas no caso de seus contos serem escolhidos, será necessária a autorização de pessoa responsável para a publicação.
      No arquivo em que está o conto, deve constar APENAS o pseudônimo. Isso garante a impessoalidade na hora da avaliação. Já no arquivo que consta os dados, deverá constar seu nome (civil ou social) e outros dados pedidos de acordo com o edital.
      Conforme a parte II, item 5, as regras de submissão são:
      5 – Os contos deverão ser formatados em Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm. O conto poderá ter, no máximo, 5 (cinco) mil palavras.
      A cor da letra é usualmente preta. Nada foi definido nesse sentido.

  13. Samuka disse:

    Os dois contos podem ser enviados no mesmo e-mail? Se sim, o e-mail, ficaria com os três documentos (dois contos e os dados), certo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s