Lançamento do concurso literário “Multiversos – Quebrando a Hegemonia na Literatura Especulativa”

Nós, do Escrevendo Fantasia, tivemos uma ideia: lançar um concurso literário que represente nossos ideias para uma literatura especulativa de qualidade e representativa. Dessa vontade surgiu o concurso literário “Multiversos – Quebrando a Hegemonia na Literatura Especulativa”.

Nosso concurso se destina a pessoas escritoras brasileiras, residentes ou não no país. A proposta é reunir em uma coletânea contos que quebrem os padrões vigentes na literatura nacional e mundial.

Queremos abrir espaço para representatividade em protagonistas e outras personagens, criação de mundos inspirados na cultura brasileira (ou em outras culturas pouco representadas na literatura) e temáticas relacionadas a questões sociais, raciais, políticas, de gênero ou sexualidade. Nada de castelos medievais europeus, florestas temperadas e alvas donzelas indefesas: procuramos histórias em que mulheres (cis ou trans) salvam a si próprias do perigo, em que o casal é homoafetivo (e – por que não? -, interracial), em que os castelos são substituídos por construções inspiradas nas malocas indígenas, impérios meso-americanos ou habitações africanas.

Não esperamos todos esses elementos em uma mesma história, porém não publicaremos contos que não problematizem, ao menos como questão de fundo,  as minorias apresentadas, ou que reproduzam estereótipos e preconceitos – a não ser que façam parte do universo criado e isso fique evidente na narrativa.

Os contos podem pertencer a qualquer um dos gêneros da literatura especulativa. Por “literatura especulativa” compreendemos narrativas que fogem do realismo, como fantasia clássica, ficção científica, fantasia moderna, horror, new weird, realismo mágico, steampunk, dentre outros.

O prazo para envio de contos vai até 23h59 do dia dezessete de novembro de 2015. Para se inscrever, as pessoas interessadas devem curtir a página Escrevendo Fantasia no Facebook e enviar um ou dois contos de até cinco mil palavras para o email escrevendofantasia@gmail.com. Os contos não precisam ser inéditos, mas não podem ter sido publicados em coletâneas ou antologias que exijam exclusividade sobre eles. Além disso, devem ser assinados sob pseudônimo. Para mais informações sobre regras e formatos, acesse o edital completo.

Os contos escolhidos serão publicados em uma coletânea digital no formato ebook. Para o primeiro lugar, será oferecido como prêmio o curso “Oficina de Escrita Criativa” do Professor Dr. Marcelo Spalding. Além disso, os vencedores na segunda e terceira colocação ganharão livros, escolhidos de uma lista a ser disponibilizada pela organização.

Para conhecer as regras do concurso, confira nosso Edital.

Para descobrir os prêmios que estamos oferecendo, siga para as Premiações.

Para se inspirar e escrever seu conto, olhe nossas sugestões de Inspirações.

Boa sorte, e continue escrevendo fantasia!

Anúncios

Sobre Bruno Vial

Geek, fotografo, escritor, mestrando, besta e mentiroso. Tentando por mil caminhos.
Esse post foi publicado em Concurso e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s