Tempos de dificuldades

O segundo semestre começou com muitos novos desafios em nossas vidas.

Somos duas pessoas com diversos objetivos. Nossos planos profissionais envolvem projetos na literatura, na vida acadêmica e também em outras áreas paralelas. Se juntarmos a isso a necessidade de pagar o aluguel e as contas, podemos dizer que a partir de julho de 2014 as coisas começaram a ficar mais intensas. Esse lapso temporal, até aproximadamente setembro, foi um aprendizado e também um teste para nossa paciência um com o outro, além de demonstrar que seria preciso ajustes no nosso plano ideal quando a coisa começasse a se tornar real.

O Escrevendo Fantasia é o desdobramento do projeto de escrever um livro conjunto. Ele é a narrativa da nossa experiência nessa empreitada e a forma de compartilharmos nossos aprendizados sobre técnica literária com outros escritores e escritoras. Como concretização desse projeto, fizemos o blog e a página do Facebook e começamos a pensar na melhor forma de atingir nosso público-alvo.

Para melhor fazermos isso, realizamos uma pesquisa de mercado. Analisamos um perfil de pessoas leitoras e escritoras de literatura especulativa. O resultado foi muito interessante e ajudou a nos guiar nos passos seguintes da formulação da página Escrevendo Fantasia, definindo critérios básicos sobre conteúdo e a forma de apresentação.

Para alimentar essas duas mídias, começamos a gerar conteúdo de gaveta, para o futuro lançamento. Nós determinamos como meta alimentarmos a página com conteúdo diário, tanto de produção nossa, como também outras reportagens, notícias, artigos e novidades do mundo da literatura especulativa, quadrinhos fantásticos e temas correlatos. Gerar e divulgar conteúdo não são coisas fáceis. E nesse primeiro momento, em que ainda estávamos descobrindo fontes e ajustando nossa linguagem e nossas estratégias conjuntas, houve algumas dificuldades que nos fizeram gastar mais tempo do que estávamos esperando.

Uma coisa que dificultou nesse início foi o fato de que somos parecidos, mas ao mesmo tempo, bem diferentes. Nossas prioridades, nossos detalhes importantes e nossas preocupações às vezes divergiram e causaram algumas discussões. Nada muito sério, mas foi um pouco irritante. Foram necessárias muitas correções, revisões, escolha das palavras a serem usadas, da forma de linguagem, de que pronome pessoal seria utilizado, esse tipo de coisa. E se você acha que deve ser fácil manter uma página e um blog, pense duas vezes. Procurar conteúdo e escrever a chamada são as duas coisas complicadas de serem (bem) feitas.

Para a Luísa, essa etapa de construção do Escrevendo Fantasia foi um pouco mais tranquila. Ela já tinha um bom domínio técnico graças ao curso de Comunicação Organizacional. Na verdade, isso facilitou bastante na realização da pesquisa de perfil do público-alvo e no tratamento dos dados. Também ajudou muito na criação da linguagem do blog e da fanpage. Eu, entretanto, tive que correr um pouco mais atrás. Li algumas matérias, artigos e fiz um curso online sobre o uso do Facebook para negócios, o que foi muito útil.

Além da página e do blog, em outro aspecto de nossas vidas, surgiu uma oportunidade de um edital de mestrado que eu – Bruno – quis participar. Era o programa de pós-graduação do CEPPAC (Estudos Comparados Sobres as Américas) da UnB. Fiz o projeto, estudei para as provas, fiz a entrevista oral e tudo o mais, o que me levou a ter menos tempo livre ainda nesse período.

Para a Luísa, a coisa não estava mais fácil. Esse é o último semestre dela no curso, havia o estágio, ter que decidir, fazer e apresentar o TCC e ainda abriu, nesse meio tempo, a seleção do mestrado em Comunicação, também na UnB. Ou seja, tá sendo um período hardcore.

Resumindo, várias outras preocupações apareceram em nosso dia a dia. O projeto se manteve, em um ritmo um pouco mais tranquilo do que estava antes. Priorizamos alguns objetivos, claro. Procuramos planejar e adiantar os conteúdos a serem publicados aqui no blog e na página do Facebook. Esse momento de planejamento durou pouco mais de um mês. Fizemos e refizemos o site do blog (mudando tema, cores, categorias, etc), procuramos imagens para a capa (nenhuma ficava boa, mudamos umas quatro mil vezes. Escolhemos uma que se manteve até a reta final do lançamento, mas a mudamos também no dia anterior ao lançamento do projeto) e criamos uma logomarca (essa foi a parte mais fácil, por incrível que pareça). Adiantamos vários posts, pensamos no tipo de conteúdo a ser publicado, decidimos uma ordem de publicação e de responsabilidades. Demorou mais do que queríamos e menos do que desejávamos. Quer dizer, com tudo o que se passava nas nossas vidas, esse planejamento todo foi mais longo do que gostaríamos que fosse, mas, ao mesmo tempo, tivemos uma hora que decidir “é agora, vamos começar”, mesmo não estando tudo pronto como gostaríamos. E começamos o blog e a página do Facebook.

E isso se juntou aos fatores que causaram uma diminuição sensível na produção literária.

Nesses últimos meses, ainda estamos reajustando nossas rotinas. Tem sido complicado em alguns momentos. Seja pela procrastinação, seja pelas diversas outras coisas que estamos fazendo e enfrentando.

As boas notícias até agora são: eu, Bruno, passei para o mestrado. Começo ano que vem. A Luísa está no meio da seleção ainda, mas o projeto foi aprovadoe ela já passou na prova escrita. Torçam por ela na prova oral =)

A má notícia é que a meta literária não foi cumprida. Ou até foi, mas em um primeiro fracasso que, embora um pouco vergonhoso, foi até interessante para sentir as personagens.

O importante é, mesmo com tudo isso, não desistirmos. Aqui estamos e vamos ficar.

Como começamos dizendo, o segundo semestre trouxe desafios novos para nossas vidas.

Anúncios

Sobre Bruno Vial

Geek, fotografo, escritor, mestrando, besta e mentiroso. Tentando por mil caminhos.
Esse post foi publicado em Diário de Bordo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s