Sete passos para planejar sua presença online

Dizem que hoje em dia não basta escrever bem – tem que fazer o próprio marketing e ter uma presença forte nas mídias sociais. A gente não concorda completamente com essa ideia, mas é fato que uma presença online bem planejada ajuda (e muito) na divulgação de seus projetos.

Para ajudar no planejamento de sua presença online, listamos sete passos que aplicamos na criação do Escrevendo Fantasia, baseados em nossa experiência com marketing e planejamento.

1 – Decida o seu produto

O primeiro passo é definir o seu produto. “Produto” não é uma mercadoria ou algo vendável, mas o que você deseja trabalhar nessa presença online. O produto pode ser um blog com relatos e dicas literárias, como o Escrevendo Fantasia, por exemplo, um livro que você tenha lançado, ou mesmo sua imagem (“meu produto é minha imagem como escritor”). Decidir de forma clara o que você quer alavancar na internet vai ajudar a focar a sua mensagem e evitará confusões de conteúdo (por exemplo, postagens sobre a loja de bicicletas da sua tia na página do Facebook destinada ao seu livro).

2 – Decida o seu público

Com quem você deseja dialogar? O público é o tipo de pessoa que você quer atingir com sua mensagem. Alguns exemplos de público são: “pessoas entre 15 e 25 anos que gostam de música pop americana”, “homens entre 20 e 30 anos que têm interesse por rugby”, “pessoas lgbtts que se interessam por política nacional e internacional”, “pessoas entre 15 e 35 anos que se interessam por escrever literatura especulativa”.

É muito comum as pessoas deixarem o público-alvo o mais aberto possível, a fim de não “perder” ninguém. No entanto, quanto mais focado o seu público for, mais efetiva será sua mensagem. Isso, porque você poderá decidir a linguagem ideal para se comunicar com esse público, o conteúdo pertinente, os horários mais movimentados, as estratégias que funcionam melhor, etc.

Decidir um público-alvo não significa que você irá “excluir” o restante da população – apenas que suas ferramentas estarão adequadas à faixa que você decidiu atingir.

3 – Decida sua missão, visão e valores

Quando uma organização é constituída, as primeiras coisas que deveriam ser decididas são sua missão, visão e valores. A missão é ao que a organização se propõe, e para quem – o propósito de existência da organização. A visão é o futuro desejado para uma organização, onde deseja chegar no melhor cenário possível. Os valores são os princípios que norteiam as ações da organização.

Embora, na maioria das vezes, esses três aspectos sejam tidos como uma formalidade de pouca aplicação prática, deveriam servir diariamente para inspirar a organização e definir suas linhas de ação.

No caso do planejamento de sua presença online, você não precisa definir missão, visão e valores. É interessante pensar nesses três conceitos, mesmo que intermeados, para definir seu produto, onde você quer chegar e os valores que guiarão suas interações com públicos e parceiros.

Montamos um rápido exemplo de missão, visão e valores de uma editora de literatura fantástica, apenas para ilustrar:

  • Missão

Editar e publicar livros de escritores do gênero de fantasia.

  • Visão

Ser a melhor e mais conhecida editora de livros de fantasia da América Latina, referência de qualidade e variedade no gênero fantástico.

  • Valores

Compromisso com os leitores

Qualidade literária

Integridade nas relações com público e parceiros

Respeito às diversidades

4 – Trace objetivos, metas e ações

Nesse estágio você deve decidir o que você quer fazer e como você vai fazer. Os objetivos são as descrições do que você quer fazer. Por exemplo, “quero seguidores no Twitter”. A meta é a quantificação desses objetivos, isto é, quanto e em quanto tempo – no caso do exemplo, poderíamos colocar 100 seguidores em 30 dias. As ações são o que você irá fazer para conseguir alcançar os objetivos.

Os objetivos podem ser de longo prazo (coisas mais complexas e que demorarão mais tempo), médio (coisas que podem ser realizadas entre 1 a 3 anos) e curto prazo (coisas mais imediatas). Portanto, note que esta fase não é apenas um passo, e sim um planejamento constante.

5 – Escolha as ferramentas

Quais vão ser seus canais de interação? Existem inúmeras opções para quem quer montar uma presença na internet. Os mais comuns são o Facebook, blogs e Twitter, porém há outros que também podem servir ao propósito de escritores iniciantes. Quando for escolher suas ferramentas, veja a(s) que mais se adequa(m) ao seu público e faça o planejamento das suas interações (aplicando o passo quatro).

Porém, cuidado com a empolgação! Apenas escolha ferramentas que você pretende utilizar. Redes sociais “abandonadas” são péssimas para a imagem de um projeto.

6 – Cumpra seu planejamento

Esse ponto se relaciona ao anterior. Quando for fazer o seu planejamento de mídias sociais, não esqueça de traçar ações e metas razoáveis. Não adianta começar com oito mídias sociais diferentes, publicando dez conteúdos por dia, se você não vai conseguir manter o mesmo ritmo. Depois só vai ficar feio.

Uma boa dica é começar com poucas ferramentas e frequência e aumentar à medida que for pegando o jeito. Assim, você vai conhecer o seu ritmo e os hábitos de seu público.

7 – Não utilize a mesma linguagem para diferentes mídias sociais

Está tudo bem se você publicar as mesmas coisas no Twitter e no Facebook, certo? Não! Cada rede social tem uma linguagem e vibe diferentes. O Twitter, por exemplo, é mais rápido e privilegia a conexão de ideias. Já o Facebook privilegia a conexão de pessoas.

Não tem nada mais constrangedor do que uma organização que não sabe usar uma rede social. Por isso, pra cada rede social, prepare conteúdo adequado àquela linguagem.

Esses foram os sete passos que utilizamos para planejar nossa presença online. A lista não pretende ser definitiva, portanto, se você souber de outros métodos, compartilhe nos comentários =)

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